Será que comer à noite engorda? Há anos comer durante a noite tem sido associado com o aumento de peso, a pioneira de nutrição Adele Davis, deu um conselho bem conhecido:

Tomar café da manhã como um rei, almoçar como príncipe e jantar como um mendigo.

No entanto hoje em dia a sabedoria convencional é que uma caloria é uma caloria, independentemente do horário que você come, o que causa ganho de peso é simplesmente comer mais calorias do que você queima, o famoso déficit calórico.

Então, insistindo, não importa a a hora do dia que você come e sim o que e quanto você come, associado a quantidade de atividade física que você faz durante todo o dia, isso que determina se você ganha, perde ou mantém seu peso.

As pessoas comem à noite por várias razões e muitas vezes têm pouco a ver com a fome. Pode ser por ansiedade, para lidar com o tédio ou o estresse.

Quando isso ocorre, os lanches a noite tendem a não ser controlados, eles geralmente consistem em grandes porções de alimentos ricos em calorias como pizza, batatas fritas, biscoitos e doces, que são ingeridos enquanto estamos sentados em frente à televisão ou ao computador.

Nessa situação, é muito fácil consumir todo o pacote ou recipiente de salgadinhos ou doces. Além dessas calorias extras desnecessárias, comer muito perto da hora de dormir pode causar indigestão e problemas para dormir.

Não há nada de errado em comer à noite um lanche leve e saudável após o jantar, desde que você planeje isso como parte de suas calorias diárias. Para evitar comer demais, preste atenção à sua comida enquanto come, evite comer na frente da TV e escolha um lanche controlado por porções.

Algumas boas opções já vem embaladas em pequenas porções como cereais ou potinhos de sorvete, iogurte com baixo teor de gordura ou frutas.

Comer a noite

Comer à noite é energia para o corpo

Os nossos corpos precisam de energia constantemente, não apenas quando estamos acordados. Quando estamos dormindo, nossos corpos estão queimando calorias para circular sangue, ajudar com o funcionamento pulmonar e alimentar nossos cérebros.

Os estudos mostram consistentemente que o consumo noturno na verdade não causa ganho de peso se você permanecer dentro das necessidades calóricas diárias do seu corpo.

O British Medical Journal recentemente colocou este mito em um artigo em que eles analisaram os resultados de vários estudos sobre o tema da alimentação noturna e ganho de peso. Depois de analisar numerosos estudos clínicos em todo o mundo, eles concluíram que não há conexão entre comer à noite e ganhar peso.

A American Dietetic Association concorda e enfatiza que não é o momento, mas a quantidade que está sendo consumida que pode causar ganho de peso. O fato é que seu corpo irá armazenar quaisquer calorias extras como gordura se você receber mais calorias do que você queima em um dia, independentemente da hora do dia em que você consuma essas calorias em excesso.

Se você costuma ter muita fome à noite, você provavelmente não está ingerindo calorias suficientes ao longo do dia. É por isso que dietas muito restritivas, podem não ter o efeito desejado, pois são muito difíceis de manter a longo prazo.

Neste caso sua melhor aposta é controlar suas porções durante o dia. Tente consumir 4 a 5 refeições menores ao longo do dia em vez de ter 3 refeições grandes. Isso proporcionará um combustível consistente e impedirá que você fique com muita fome à noite.

O que você come tarde da noite pode ajudar seu corpo a se tornar mais forte e facilitar a perda de peso, mas somente se for feito de forma estratégica. Se você é fisicamente ativo à noite, comer carboidratos durante suas atividades e comer proteína antes de dormir pode realmente melhorar a força muscular e auxiliar a recuperação pós-treino.

Além disso, comer carboidratos com baixo índice glicêmico pode ajudar a reduzir seu apetite no dia seguinte.

Alimentos com baixo índice glicêmico ajudam a regular o açúcar no sangue, que pode ajudá-lo a se sentir mais alerta invés de letárgico no dia seguinte. Se você está intencionalmente comendo alimentos mais nutritivos tarde da noite, você pode melhorar sua perda de peso e aumentar sua força muscular.

Para certos casos, o consumo tardio da noite pode proporcionar benefícios adicionais como regular os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes tipo 1. Para pessoas idosas, pode ser benéfico no fortalecimento de músculos potencialmente deteriorados.

Conclusão

Caloria é caloria independente da hora do dia, a melhor estratégia é adaptar sua alimentação a sua rotina, se você é como eu e não gosta de comer pela manhã, organize seus horários. Eu prefiro comer à noite, pois trabalho até tarde, então como menos durante o almoço e a tarde.

Às vezes pratico jejum intermitente comendo somente a noite.

Mas se você sente muita fome durante o dia e isso acaba atrapalhando suas atividades, divida suas refeições durante o dia.

Outras pessoas tem em casa ou refeitório da empresa um grande banquete a sua disposição e acaba comendo mais neste horário. Então faça lanche menores e nutritivos durante o dia e a noite.

O importante de tudo isso á você se sentir confortável com sua dieta!